segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coordenadores - Violão Itinerante


Erik Pronk

Nasceu em 1982, na cidade de João Pessoa, onde iniciou seus estudos em música no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Por esta mesma instituição, recebeu o diploma de bacharel em música em 2005, tendo Albergio Diniz como principal professor de violão. Mudou-se para a Holanda em 2006, onde recebeu aulas de violão de Enno Voorhorst e música de câmara com Zoran Dukiç, além de participar de master-classes com importantes violonistas do cenário internacional, obtendo o diploma de Bacharel em 2008, e de Mestre em 2010 pelo Conservatório Real (Koninklijk Conservatorium) da cidade de Haia.
Em sua formação no Departamento de Música da UFPB, recebeu aulas de iniciação musical, piano e oboé ainda na infância. Mais tarde, ingressou como aluno de violão no curso de extensão.  Foi também aluno do curso de extensão em composição do Laboratório de Composição Musical – COMPOMUS. Integrou de 2004 a 2005, o Quarteto de Violões da Paraíba. Na Holanda, expandiu sua atuação como concertista, atuando tanto em apresentações solo como em grupos de câmara. Foi integrante da Orquestra Jovem de Violões da Holanda (Nederlandse Jeugd Gitaarorkest) durante dois anos. Como arranjador e instrumentista, organizou um projeto em homenagem ao cinquentenário de morte de Heitor Villa-Lobos em 2009, realizando arranjos para diversas formações camerísticas e divulgando a música do compositor brasileiro em cidades holandesas. Ainda naquele país, exerceu atividades didáticas como professor de violão em duas escolas de música locais durante o período de 2007-2010.
Tem atuado há mais de 10 anos com aulas particulares de violão e guitarra, trabalhando com diversas áreas musicais, desde a música popular à erudita e com alunos de diferentes níveis e idades. Atualmente, integra dois grupos de câmara na cidade de João Pessoa, o grupo Iamaká e a Camerata Filipeia. Em 2012, foi aprovado em concurso para professor efetivo de violão do Departamento de Música da UFPB.

Albergio Diniz



Natural de Recife, iniciou seus estudos musicais em 1978 no Conservatório Pernambucano de Música e na Escola de Belas Artes da UFPE. Graduou-se como Bacharel em Música-instrumento (1983) pela UFPE, onde estudou violão sob a orientação do Professor José Carrión Dominguez. Em 1998, obteve o título de Mestre em Música (Violão) pela UFBA, onde recebeu orientação violonística do Prof. Mario Ulloa. Na sua formação teve orientação de importantes violonistas: Edelton Gloeden (VIII Curso de Verão de Brasília), Henrique Pinto, Miguel Girollet, Eduardo Isaac e Horácio Ceballos (XV Seminário Internacional de Violão - Porto Alegre - RS), Thomas Patterson (VII Seminários Internacionais de Música - Salvador - BA), Djalma Marques (Curso de Extensão do Departamento de Música da UFPB), Nicolas de Souza Barros (I Seminário de Violão de Natal). Prof. Eduardo Fernández (Programa Musicistas de Aperfeiçoamento em Música). Sua longa trajetória como docente se iniciou na universidade como monitor da disciplina Violão na UFPE. Lecionou violão no Conservatório Pernambucano de Música e, no ano de 1986, passou a integrar o quadro de professores do Dpto. de Música da UFPB, através de concurso público federal.

Links:
Aprender e Ensinar - Ensinar e Aprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário